Tipos de Plugues para Carros Elétricos
Tipos de Plugues para Carros Elétricos
A nível mundial não há um padrão definitivo de plugues para carros elétricos, existindo uma variedade de modelos, entre os mais comuns estão o Tipo 1 (SAE J1772), Tipo 2 (IEC62196), GB/T, CHAdeMO, CCS e o da Tesla (recente NACS SAE J3400). Em determinadas regiões existem padrões pré-determinados, como na Europa e no Brasil a utilização do Tipo 2 carga lenta em corrente alternada e o CCS2 carga rápida em corrente contínua. No Brasil a legislação ainda permite que os importadores e revendedores de veículos híbridos plugin e elétricos comercializem veículos com qualquer plug, contanto que forneça um carregador para que o usuário consiga recarregar o seu veículo em algum lugar. A maioria dos veículos elétricos puros estão equipados com portas de carga que suportam tanto corrente alternada (CA) quanto corrente contínua (CC), oferecendo aos usuários a flexibilidade de escolher o método de carga que preferirem.
Tipo 1 (SAE J1772)
Este tipo de conector é muito utilizado na Ásia e Estados Unidos, considerado CA de carga lenta, pois oferece a capacidade de carregamento a 3,7 kW, e a opção de carga rápida a até 7,4 kW. Projetado para redes monofásicas de corrente alternada (CA), este conector permite carregamento de até 7,4 kW (230 V, 32 A), dependendo do carregador e da capacidade da rede elétrica.
Também existe o Combined Charging System (Sistema de Carga Combinada) que permite a recarga rápida em CC. Para este conector existem dois modelos: Tipo 1, normalmente usado na América do Norte, em potências até 125 kW, entre tensão elétrica de 200 V à 600 V. No Brasil algumas versões do Chevrolet Bolt vieram com plug Tipo 1 e o Tipo 2, usado predominante na Europa, por ser a evolução do tipo 2 convencional, pode suportar tensões de até 850V.
Ambos os tipos de CCS combinam o conector de carregamento rápido em corrente contínua (CC) com conectores para carregamento em corrente alternada (CA), salientando que é apenas encaixe mecânico e vias de comunicação, cabo piloto e terra, de qualquer forma proporcionando maior versatilidade.
Alguns fabricantes compatíveis com este padrão são: Citroën, Chevrolet, Ford, Kia, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot e Toyota.
Tipo 2 (IEC62196)
Sendo o modelo mais utilizado no Brasil, é compatível com uma variedade de modelos de veículos elétricos e híbridos plug-in. Foi projetado para ser utilizado em redes trifásicas de corrente alternada (CA). Este conector é equipado com fios adicionais e suporta recargas de até 22 kW (400 V fase-fase, 32 A). Apesar das semelhanças na distribuição dos pinos com o conector Tipo 1, este modelo possui dois pinos extras que correspondem às fases adicionais necessárias para o carregamento trifásico.
Por conta de sua compatibilidade com a rede trifásica, acaba sendo mais eficiente, permitindo uma recarga mais rápida em comparação com o Tipo 1. Ele suporta uma capacidade de energia maior, oferecendo tanto opções de carga lenta (de 3,7 kW até 7 kW) quanto de carga semi-rápida (até 22 kW) em corrente alternada (CA). Para recarregar em 22 kW é necessário que o OBC (On Board Charger) do veículo suporte entrada trifásica nesse nível de potência, caso contrário pode limitar a recarga em apenas uma fase ou trifásico com uma corrente de 16 A, fornecendo no máximo 11 kW. Em corrente contínua, o plug CCS2 pode oferecer recargas com potência até 120 kW em tensões até 850 V.
Alguns fabricantes compatíveis com este padrão são: Audi, BMW, BYD, Mercedes-Benz, Renault, Smart, Tesla, Volkswagen e Volvo.
GB/T
O carregador GB/T é um tipo de conector utilizado principalmente na China, com potência até 22 kW (400 V, 32 A) a partir de uma rede trifásica. Apesar de ser semelhante ao Tipo 2, ele é projetado para suportar tanto carregamento em corrente alternada (CA) quanto em corrente contínua (CC), porém com plugs distintos.
Este conector tem a capacidade de fornecer potência de até 250 kW, dependendo das especificações do carregador e da rede elétrica. Além disso, outra característica é sua capacidade de carregar tanto a bateria auxiliar de baixa tensão quanto a bateria principal de alta tensão do veículo elétrico.
Alguns fabricantes compatíveis com este padrão: Fabricantes Chineses como BYID, JAC, CHERY etc. Algumas marcas chinesas têm modelos com o padrão Tipo 2 para atender outros mercados fora da China.
CHAdeMO
O CHAdeMO é um sistema de carregamento rápido em corrente contínua desenvolvido no Japão, é conhecido por sua eficiência e capacidade de carregar a bateria de um veículo elétrico em um curto período de tempo, tornando-o uma opção popular para usuários que necessitam de recargas rápidas durante viagens. Geralmente, esse conector fornece energia em até 100 kW, mas especificações revisadas permitem uma potência ainda maior, até 400 kW (1000 V, 400 A).
A grande vantagem do padrão CHAdeMO é que ele permite implementar o V2G (Vehicle-to-Grid) nos veículos, podendo transformar a bateria do veículo em uma fonte de energia para sua casa ou até para a rede elétrica pública.
Alguns fabricantes que utilizam este tipo de padrão em alguns modelos são: Citroën, Honda, Kia, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Subaru, Toyota e BD Automotive.
Tesla supercharger
O Tesla supercharger é uma estação de carregamento rápido projetada especificamente para os veículos elétricos da Tesla. Essas estações são capazes de fornecer energia em corrente contínua (CC) em potências que variam de 72 kW até mais de 250 kW, permitindo recargas rápidas e eficientes.
Alguns modelos de carro Tesla usam o conector Tipo 2 com carregamento CC integrado para a recarga em carregamento ultra rápido. Mas também é possível carregamentos em outros pontos usando adaptadores adequados.
Conectores disponíveis no Brasil
No Brasil o padrão adotado é da norma IEC62196, com conectores Tipo 2 para recarga em corrente alternada (CA) e o seu combinado CCS2 para recargas rápidas em corrente contínua, sendo os mais usuais presentes nos pontos disponíveis. Porém, como já mencionado, no Brasil é permitido comercializar veículos com qualquer plug, por isso você pode encontrar por aí veículos com plug Tipo 1, GB/T, CHAdeMO, CCS1 e o supercharger da Tesla (NACS SAE J3400). Para todos os padrões de plug existem adaptadores (UFA!).
Os carregadores Tipo 2 oferecem maior praticidade e segurança, pois recarregam os veículos com um bom tempo de recarga sem estressar as baterias, sendo a solução ideal para condomínios e locais onde os veículos permanecem por períodos superiores a 1 hora. Soluções como o NexoCharger da Nexomobi oferecem recursos avançados de gestão e monitoramento de carga, garantindo total eficiência e segurança aos usuários de veículos elétricos durante a recarga.