Carro Elétrico pode explodir?
Carro Elétrico pode explodir?
Com certeza você já viu alguma notícia sobre carros elétricos pegando fogo. Bom, isso é algo que vem deixando muitas pessoas com medo de adquirirem seu eletrificado, mas vamos entender melhor porque isso acontece, as medidas de segurança e quais são as chances de incêndio comparado aos carros a combustão.
Mais seguros do que veículos a combustão
Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.
O risco existe mas as chances são pequenas
Acidentes envolvendo explosões de carros elétricos não são tão comuns como muitas pessoas pensam, segundo o EV FireSafe, empresa de pesquisa Australiana, de 2019 a junho de 2023 foram registrados 393 incêndios em veículos elétricos confirmados pelo mundo. Em comparação a média de 30 milhões de veículos elétricos que já estão em circulação.
Existe uma grande preocupação com incêndios espontâneos em subsolos de estacionamentos de condomínios e em casas. O que pode ocorrer em casos bem isolados, com referência ao recall do Chevrolet Bolt. Além disso, são compartilhados muitos vídeos de acidentes graves em rodovias, onde há abertura das células de lítio e o evento de ruptura térmica levando ao incêndio, mas o mesmo ou pior acontece com veículos a combustão.
Para evitar o risco existem padrões de segurança que os fabricantes de bateria devem seguir, como os implementados nos sistemas de gerenciamento de bateria (BMS), além de normas regulatórias para as baterias de íons de lítio utilizadas em veículos elétricos e em outros dispositivos eletrônicos. Então os incidentes realmente existem, porém são muito raros, e os sistemas de segurança vem evoluindo para minimizar esse risco.
O que pode causar o incêndio no veículo elétrico?
Existem diversas hipóteses que podem levar uma bateria a pegar fogo, algumas delas são por danos físicos decorrentes de colisão, defeitos de fabricação, incêndio criminoso e exposição a altas temperaturas.
As baterias de íons de lítio são conhecidas por sua alta densidade de energia, ou seja, armazenam muita energia em um espaço muito pequeno. Em caso de danos severos, um curto-circuito interno desencadeia a fuga térmica, que faz a bateria gerar mais calor do que pode dissipar e pegar fogo.
Com base em estudos acadêmicos, cerca de 95% dos incêndios em baterias são classificados como incêndios de ignição, que produzem chamas direcionais, como em jatos. Já os outros 5% envolvem uma explosão de nuvem de vapor.
Para entender melhor como funciona, vamos ver a composição de uma bateria para veículos elétricos:
⦁ A célula de lítio encontra-se dentro de um módulo e o banco de baterias é formado por vários módulos.
⦁ O módulo é envolto por outros sistemas de arrefecimento e absorção de impacto, fechado em um case metálico selado.
⦁ O banco de baterias ainda é protegido na parte inferior por uma chapa metálica espessa.
Combater o incêndio
Um incêndio em um veículo elétrico ainda é um desafio a ser combatido mesmo para uma equipe devidamente treinada. Os procedimentos existentes nem sempre são eficazes, por isso ainda há necessidade de novas tecnologias ou métodos para segurança de todos. Como por exemplo aumentar o nível de proteção da própria bateria, como é o caso das baterias Blade da BYD.
A “Blade Battery” é uma tecnologia projetada pela fabricante chinesa BYD para aumentar a segurança em baterias utilizadas em veículos elétricos. São conhecidas por seu design plano que visa reduzir o risco de incêndios
Quando uma célula de bateria tradicional de lítio abre e entra em contato com o
oxigênio, ocorre uma reação exotérmica violenta, levando a temperatura da bateria a 600°C em menos de 3 segundos. Já as baterias da BYD, por exemplo, tem uma tecnologia onde a temperatura não passa de 60 °C na mesma situação, reduzindo ou limitando as consequências de fogo.
Comparação dos riscos dos veículos elétricos com os veículos a combustão
Podemos começar levando em consideração que um veículo a combustão tem mais risco de pegar fogo do que um incêndio espontâneo em um veículo elétrico. De acordo com um relatório da agência de contingências civis da Suécia, veículos a combustão têm 20 vezes mais chances de pegar fogo do que veículos elétricos.
Outra pesquisa realizada pela seguradora de automóveis AutoinsuranceEZ aponta que os veículos elétricos têm 0,03% de chance de pegar fogo, em comparação a 1,5% dos veículos com motor de combustão. Mas ainda sim não há motivo para preocupação pois existem normas de segurança para ambos os tipos de veículos e os casos de incidentes são isolados e estão sendo estudados.
Aumente a segurança na hora do carregamento em seu edifício
Como citado , uma das maiores preocupaões dos proprietários é na hora do carregamento. Para isso, a NexoMobi desenvolveu uma solução que realiza a proteção contra sobrecargas em seu condomínio, utilizando apenas a infraestrutura já existente. O NexoQI realiza a medição de energia em tempo real, que permite ao sistema definir quantos carregadores podem atuar simultaneamente.
Referências:
https://www.swinburne.edu.au/news/2023/09/electric-vehicle-fires-are-very-rare-the-risk-for-petrol-and-diesel-vehicles-is-at-least-20-times-higher/
https://theconversation.com/electric-vehicle-fires-are-very-rare-the-risk-for-petrol-and-diesel-vehicles-is-at-least-20-times-higher-213468
https://elevmobility.com/carros-eletricos-e-incendios-um-olhar-mais-profundo-sobre-seguranca/
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/02/14/por-que-as-baterias-dos-veiculos-eletricos-pegam-fogo.htm
https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/12/risco-de-incendio-e-adaptacao-de-carregadores-em-predios-residenciais-sao-desafios-para-carros-eletricos.shtml