Conheça a maior Eletrovia do Brasil
Conheça a maior Eletrovia do Brasil que fica localizada no Paraná
O Paraná está entre um dos melhores estados para se ter um carro elétrico no Brasil. Com diversas estações de recarga instaladas pelo estado, incluindo cidades menores e importantes rodovias, como é o caso que vamos falar hoje. Além disso, parcerias com distribuidoras de energia e incentivos governamentais, como a isenção de IPVA, têm trazido um impulso para adoção de veículos elétricos no estado.
Eletrovia da Copel
A eletrovia que atravessa o estado do Paraná foi inaugurada em julho de 2018, com 11 estações de recarga rápida distribuídas ao longo da BR-277, cobrindo aproximadamente 730 km de rodovias. Na época já era considerada a maior eletrovia do Brasil, mas então passou por expansão em 2022, e atualmente existem 23 estações de recarga, distribuídas também na BR-376 e na BR-101. Esse trecho vai até Londrina, no Norte do Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, interligando os dois estados.
Essa expansão se deu devido a parcerias da Copel com empresas privadas e com a prefeitura, como é o exemplo da parceria feita com a startup brasileira Move. Também ocorreu a instalação de mais estações de recarga em cidades menores e locais estratégicos, como em centros comerciais e postos de combustíveis.
A expansão inclui um aplicativo chamado “Eletroposto Fácil” que mostra informações sobre a disponibilidade de carregadores, tempo estimado de recarga, ferramenta para realizar pagamento das recargas e uma opção de reservar o carregador para não correr risco de estar ocupado quando o usuário quiser recarregar seu veículo.
Planos Futuros
A Copel continua expandindo a sua infraestrutura e está alinhada com o Acordo de Paris, documento da ONU com o objetivo de conter o aquecimento global. Um dos objetivos é que até 2030 o Brasil diminua em 43% as emissões de gases de efeito estufa, com a mobilidade elétrica sendo uma das soluções para esse problema. Por mais que o Brasil ainda esteja longe de alcançar essa meta, existem diversos incentivos à eletromobilidade, como por exemplo em Curitiba, onde desde 2019 os elétricos puros são isentos de pagamento do Estacionamento Regulamentado (EstaR).
Com isso, a Copel vem se preparando para o atendimento dessa demanda de veículos elétricos que tende a aumentar nos próximos anos. No momento, o Paraná é o 6º Estado com maior número de veículos eletrificados no Brasil, e entre as cidades que mais vendem eletrificados Curitiba está em 5º lugar.
Outras iniciativas
As empresas têm se juntado para aumentar a quantidade de eletropostos e garantir uma viagem mais tranquila aos proprietários de veículos elétricos em nível nacional. Como é o caso da distribuidora de combustível Raízen e da fabricante BYD, que colocaram como meta a instalação de 600 pontos de recarga em 8 capitais até 2027. Segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) existem atualmente cerca de 4.600 carregadores elétricos no Brasil, 445 km é a distância média entre cada um.
Vale lembrar que as cidades do Sul e do Sudeste são as que possuem melhor infraestrutura para veículos elétricos. Isso ocorre pela falta de acesso a veículos elétricos e também a fragilidade do sistema de transmissão em algumas regiões.
Incentivo a um futuro mais sustentável
Outras empresas, distribuidoras de energia e startups também têm se juntado para aumentar a abrangência de redes de recarga. Como é o caso da NexoMobi que traz soluções para superar esse obstáculo na hora da adoção de veículos elétricos. Com a NexoMobi o proprietário garante uma recarga confiável e segura, além disso, oferecemos outras soluções para aumentar o incentivo, como é o caso do nosso sistema de gerenciamento que aproveita a infraestrutura elétrica já existente e realiza a proteção contra sobrecargas durante o carregamento.