We help to find
What are you looking for?
Novidades

Os carros elétricos fracassaram?

Mariana Souza
setembro 20, 2024

Os carros elétricos fracassaram?

Foto Via: Divulgação Volvo

Alguns especialistas do setor automotivo tem uma visão limitada sobre o futuro dos carros elétricos. Seja por conta da infraestrutura de recarga, que ainda é escassa, ou até mesmo por conta dos preços elevados desses veículos. Hoje vamos destrinchar desde o contexto histórico da mobilidade, tecnologias veículo elétrico x combustão, transição energética e infraestrutura de abastecimento, para poder analisar o possível futuro dos veículos elétricos.

Histórico da Mobilidade

Apesar do pessimismo sobre a evolução dos veículos elétricos, analisando a história dos carros a combustão vemos que também foi difícil popularizá-los no começo pela falta de postos, acesso ao petróleo e preços.

Foto Via: Bain News Service/Arquivo da Biblioteca do Congresso

O carro à combustão foi uma solução para resolver um problema de poluição causado por cavalos nos Estados Unidos na virada do século XIX para XX, onde havia mais de 9 milhões de animais. Apenas no centro da cidade de Nova York, cerca de 200 mil cavalos produziam dejetos diariamente. A invenção de Henry Ford do carro a combustão resolveu essa questão na época. Mas houve várias dificuldades por conta da infra de postos de combustível e a cadeia do petróleo.

No início eram as mesmas dificuldades que vemos para os carros elétricos hoje em dia, como por exemplo não era possível fazer grandes viagens com os veículos a combustão pois não havia redes de postos em todos os lugares. Nesse sentido, fazendo uma comparação com a mobilidade elétrica, hoje já existe infraestrutura levando energia elétrica para todos os lugares, é apenas uma questão de tempo para que empresas instalem carregadores.

O primeiro veículo elétrico foi desenvolvido na mesma época dos primeiros a combustão, entretanto a tecnologia de armazenamento da energia e a própria rede de distribuição de energia elétrica na época não eram suficientes. Ao longo da história, os veículos elétricos reapareceram, mas não ganharam popularidade, sendo essa uma argumentação utilizada também como forma de desacreditar deste produto. Entretanto vivemos uma situação muito diferente em termos de evolução tecnológica, redução dos custos de armazenamento de energia e, principalmente, redução de emissões, o que nos leva a uma das razões principais para que o veículo elétrico dê certo, que é a Transição Energética.

Transição Energética

É a redução no uso de fontes fósseis como petróleo, gás natural e carvão, por fontes de energia limpas e renováveis, no intuito de combater diretamente o aquecimento global. A meta global segundo a ONU é até 2050 zerar as emissões de CO2 globalmente, seja pela redução de emissão, compensação ou captura de carbono.

Foto Via: Sirene

Para isso, mudanças de políticas econômicas e sociais serão necessárias, além da substituição das tecnologias existentes que contribuem. No contexto de redução de emissões, os transportes no Brasil representam o setor que mais emite CO2 de acordo com o Balanço Energético Nacional de 2023, ficando à frente até mesmo dos serviços agropecuários.

O Brasil possui a matriz elétrica mais limpa do mundo, com mais de 80% composta por fontes limpas e renováveis. Muito diferente do que ocorre em outros países, onde a eletrificação dos transportes apenas desloca as emissões dos grandes centros para os locais onde a energia elétrica não-renovável é gerada. Além disso, apesar da energia elétrica no Brasil não ser uma das mais baratas no mundo, o custo do km rodado dos veículos elétricos é até 5 vezes menor do que utilizando combustíveis fósseis.

Tecnologia Elétrico x Combustão

Foto Via: Acervo Pessoal

Outra vantagem é a redução da complexidade na fabricação de veículos elétricos. O número de componentes para fabricação de um veículo elétrico chega a 3 mil peças contra 10 mil peças em um veículo a combustão. Apesar disso, o veículo elétrico utiliza mais aço do que o veículo a combustão, o que ajuda a elevar sua pegada de carbono na fabricação, que acaba sendo compensada durante sua vida útil.

Sendo assim, o carro elétrico tem altas chances de ser um sucesso como uma alternativa energeticamente eficaz. Ao longo dos anos, as vendas vêm aumentando cada vez mais. Mas claro que essa transição não ocorre de forma imediata pela sua complexidade e custos.

Caminhe junto com a NexoMobi para um futuro mais sustentável

Apesar de muitas opiniões sobre o futuro da mobilidade elétrica, sabemos que a NexoMobi procura sempre oferecer produtos inovadores e que solucionam alguns dos problemas que os usuários de carros elétricos podem encontrar. Como carregadores de qualidade, gestão de recarga para condomínios e produtos para a segurança no carregamento em casa. Porém com a nossa linha de produtos você encontra tudo que precisa para ter praticidade e segurança nessa hora.

Referências:

https://umsoplaneta.globo.com/clima/cop/post/2022/11/os-cavalos-ja-foram-o-problema-de-poluicao-em-novayork.ghtml

https://diariodocomercio.com.br/opiniao/o-carro-eletrico-sera-mais-uma-vez-um-fracasso/#gref

Leave a Comment

Pesquisar

Share:
Social