Carros Elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?
Carros Elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?
Sempre que falamos de consumo de energia dos carros elétricos levamos em consideração diversos fatores como modelo do carro, condições de rodagem e até mesmo o clima. A variável da estrada também é muito importante pois dependendo do nível de descidas e subidas vai influenciar também no gasto de bateria.
Sistema de frenagem regenerativa
Os carros elétricos e híbridos possuem um sistema de frenagem regenerativa que é a responsável por essa diferença do gasto de energia na estrada. O que ocorre é que o veículo recupera a energia cinética que faz ele se mover, e a devolve para as baterias quando o motorista retira o pé do acelerador ou aciona os freios.
Essa recuperação representa cerca de um terço do trajeto de uma carga completa, sendo assim, parte da autonomia do veículo leva esse fator em consideração. O que também influencia o preço operacional para os proprietários dos veículos elétricos e aumenta a eficiência.
Como funciona na estrada
Já na estrada sabemos que esses momentos de desaceleração são raros, e os freios elétricos são pouco utilizados. Por isso concluímos que há uma maior economia na cidade, já que esses momentos de parada na cidade fazem toda a diferença para os veículos híbridos e elétricos, pois aumenta a capacidade de carga.
Ainda sim é importante ficar atento com as manutenções do veículo elétrico, já que o motor e os sistemas eletrônicos são responsáveis pela frenagem. O disco de freio e partes hidráulicas do sistema também devem ser inspecionadas sempre que possível, ainda mais quando são pouco utilizadas.
Recarga segura com a NexoMobi
Uma boa recarga também faz toda a diferença na autonomia do seu veículo elétrico. Por isso, opte sempre por produtos dentro dos padrões de qualidade e segurança para o carregamento. A NexoMobi se preocupa com a eficiência dos carregadores e oferece uma linha completa de soluções de recarga, conheça agora mesmo nossos produtos.