Como funciona a instalação de carregadores para veículos elétricos
Como funciona a instalação de carregadores para veículos elétricos
Muitas pessoas não levam em consideração a segurança na hora de instalar o carregador do seu veículo elétrico. Sendo de extrema importância e que deve ser realizado de forma adequada, porém ainda sim acabam improvisando e dando o seu “jeitinho brasileiro” na hora da instalação elétrica. Hoje vamos entender quais os riscos da instalação inadequada e como fazê-la na maneira correta.
Proteção nas instalações
Existem normas para a padronização das instalações, sendo elas as principais para instalação de carregadores NR 10 para segurança dos trabalhadores, NBR 5410 para instalações elétricas em baixa tensão, NBR 14039 para instalações em média tensão, NBR IEC 17019 para instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia elétrica aos veículos elétricos. Também outras normas relativas aos carregadores como a NBR IEC 61851 para as estações de recarga em corrente, e a NBR IEC 62196 para os plugues tipo 2 e tomadas.
A Copel também normaliza essas instalações, com a NTC 902210, que enumera os procedimentos a serem seguidos quando uma nova ligação é solicitada. Apesar disso muitas pessoas resolvem se arriscar em realizar este procedimento de forma despreparada e sem os devidos equipamentos e instrução.
Uma das maiores causas de incêndios no Brasil é a eletricidade, sendo os curtos-circuitos responsáveis por muitos desses casos. Alguns outros problemas que uma instalação mal feita pode causar são: sobrecargas elétricas, explosões, choque elétrico, queda de energia e comprometimento da vida útil das baterias e motores elétricos.
Risco de uma instalação mal feita
Como já dito anteriormente o risco de incêndio é grande quando acontece uma instalação elétrica de forma irregular ou é utilizado equipamentos que não atendem às certificações. Além disso, é importante escolher bem o local da instalação, que esteja protegido das condições climáticas adversas evitando incidentes ou danos ao sistema.
Para instalações em imóveis mais antigos é necessário adaptar a estrutura para poder receber o ponto de recarga. É indispensável uma equipe especializada em sistemas de carregamento de veículos elétricos. O profissional irá avaliar a capacidade atual da infraestrutura elétrica, realizar as modificações necessárias para suportar o carregador e garantir que tudo esteja de acordo com as normas de segurança e regulamentações vigentes.
Contrate uma empresa especializada em mobilidade elétrica
Para evitar os riscos citados acima é importante não fazer as instalações por conta própria, e contratar um profissional qualificado e certificado para realizar a instalação do carregador veicular. A NexoMobi conta com uma equipe especializada para essas instalações, junto com produtos testados que garantem a segurança e máxima eficiência do seu ponto de recarga. O Nexo QProtect foi criado com o intuito de evitar curtos-circuitos e choques elétricos. O disjuntor residual do TIPO A garante também a proteção contra fugas de corrente em corrente contínua.
Referências:
https://crwengenharia.com.br/os-perigos-do-jeitinho-brasileiro-nas-instalacoes-de-carregadores-de-veiculos-eletricos/
https://revistasegurancaeletronica.com.br/seguranca-em-estacionamentos-e-estacoes-de-carga-para-carros-eletricos/