We help to find
What are you looking for?
Novidades

Campeonato Mundial de Formúla E

Mariana Souza
julho 8, 2024

Campeonato Mundial de Formúla E da ABB FIA

Foto via: LAT

A Fórmula E, é uma categoria de automobilismo que acontece desde 2014 em vários países, organizada pela Federação Internacional de Automobilismo, é uma competição destinada a carros exclusivamente elétricos. Essa categoria vem ganhando fãs no mundo todo desde então, com o objetivo de alcançar um futuro mais tecnológico e sustentável também nas pistas de corrida. 

O que é Fórmula E? 

Foto Via: Formula E

Diferente da conhecida Fórmula 1 e de outras categorias de corrida tradicionais, a Fórmula E tem um pioneirismo único em possuir 100% dos carros elétricos. Então o inconfundível barulho dos motores a combustão é substituído pelo som mais leve dos motores elétricos que chegam a 80dB, mas ainda sim é igualmente empolgante. As corridas são realizadas em circuitos menores, algumas cidades que já ocorre essa modalidade são: São Paulo, Londres, Berlim, Roma, Jacarta, Hyderabas, Al-Diriyah, Cidade do Cabo, Cidade do México e Portland.  

Seu objetivo principal é diminuir a pegada de carbono e trazer opções de energias limpas, para isso firmou compromisso em cumprir 10 dos 17 objetivos da ODS, com seus eventos e projetos destinados a sustentabilidade acabam abrangendo os seguintes: Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4), Igualdade de gênero (ODS 5), Energia limpa e sustentável (ODS 7), Indústria, inovação e infraestrutura (ODS 9), Redução da desigualdades (ODS 10), Cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11), Consumo e produção responsáveis (ODS 12), Ação contra a mudança global do clima (ODS 13) e Parcerias e meios de implementação (ODS 17). 

Com isso a Fórmula E foi considerada em 2023 como o esporte mais sustentável do mundo pelo Global Sustainability Benchmark in Sports (GSBS), também manteve o Padrão Internacional para Eventos Sustentáveis (ISO 20121) e o nível de três estrelas da FIA para acreditação ambiental. 

Inovação nas corridas 

Foto Via: Formula E / Gen 3

As equipes estão constantemente buscando formas de alcançar veículos mais potentes, o resultado são avanços na tecnologia das baterias, que foi de 32kWh para 45kWh. Já no carregamento a Fórmula E tem estudado para implementar nos carros elétricos convencionais também o sistema de regeneração de energia, que recarrega a bateria do carro com 600 kW em 6 minutos.  

Além disso, a competição conta com alguns dos melhores pilotos de corrida como Bruno Senna, sobrinho  do tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. Entre outros nomes como: Felipe Nasr, Jean-Éric Vergne, Sam Bird e Lucas di Grassi. Dentro das competições é possível escolher o seu piloto favorito por votação online e isso faz com que ele aumente sua potência em cerca de 5 segundos. Os pilotos acabam passando por uma zona de ativação específica na pista que aumenta cerca de 35kW extras de potência em algumas voltas estando no modo ataque. 

O lançamento do modelo Gen 3 em Mônaco também foi um marco para os fãs de corrida, sendo considerado o carro de corrida mais rápido, leve e potente, alcançando uma velocidade máxima de 200mph. O modelo foi pensado até após a sua vida útil de acordo com a responsabilidade ambiental da Fórmula E, sendo totalmente reciclado.   

Curiosidades sobre a Fórmula E

Foto Via: Formula E

Venha conhecer um pouco mais de como funciona a Fórmula E e algumas curiosidades que a diferenciam das demais corridas: 

  • Participam 11 equipes da disputa, cada uma conta com dois pilotos e 2 monopostos. Algumas das montadoras que participam da competição são: Audi Sport ABT Schaeffler, Andretti e Panasonic Jaguar Racing.  
  • Das especificidades dos carros, todas as equipes recebem o mesmo modelo. O que o diferencia é que cada equipe personaliza de uma forma com sua identidade e pintura, também patrocinadores.  
  • Com fontes renováveis, as baterias dos carros de Fórmula E recebem uma segunda vida após o uso e mais de 60% das baterias podem ser recicladas. Além disso, outras partes do carro também podem ser reutilizadas, como por exemplo as rodas. 
  • Na primeira corrida, em vez de abastecerem o carro no meio da prova, os pilotos simplesmente trocavam de carro. Isso ocorria pois as baterias ainda não tinham capacidade para durar a prova inteira. 
  • O brasileiro Lucas Di Grassi, participou da competição pela Audi na temporada de 2016-2017 em Pequim, se tornando campeão e um dos  primeiros pilotos brasileiros a competir e se destacar na Fórmula E. 

Fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia 

A NexoMobi preza pela inovação e eficiência, com isso estamos por dentro das novidades e atualizações dos veículos elétricos. Oferecemos soluções de qualidade e com confiança aos nossos clientes, nossos produtos são pensados na sustentabilidade e necessidade que os proprietários de veículos elétricos podem encontrar no seu dia a dia. 

Leave a Comment

Pesquisar

Share:
Social