Tipos de Carregadores para Veículos Elétricos
Tipos de Carregadores para Veículos Elétricos
Com a evolução dos Veículos Elétricos, cada vez mais locais públicos e residenciais estão aderindo às estações de carregamento. Porém, existem carregadores ideais para cada tipo dessas aplicações. Entre eles: carregadores de corrente contínua (CC) e de corrente alternada (CA). Aqui explicamos a diferença de cada tipo de carregador, tipos de instalação e como manter a segurança dos usuários de veículos elétricos.
Modelos para cada tipo de aplicação
Carregador Portátil
Tipo de carregador fornecido pela montadora junto ao veículo. Trata-se de carregadores que não possuem montagem fixa, em parede ou pedestal, e que são alimentados por tomadas 20A ou industriais. Em sua maioria possuem potência de 3,7kW a 7,4kW, mas algumas fabricantes fornecem modelos até 22kW.
Pelo fato de serem portáteis são ideais para usuários que realizam viagens ou possuam residências em mais de uma localidade, permitindo que ele seja transportado junto ao veículo para recarregá-lo nessas localidades. Também são recomendados para clientes que possuam carros híbridos plug-in, pela bateria ser de menor capacidade comparada veículos elétricos puros.
A sua desvantagem está no tempo de recarga, como a maioria dos modelos possui potência reduzida o tempo para realizar um ciclo de recarga completo é maior, podendo passar de 10 horas nos modelos trifásicos, dependendo do modelo do veículo.
Características do Modelo
Rede: 127/220V
Carga: AC
Potência: 3,7kW ou 7,4kW
Plug: Tipo 1 ou Tipo 2
Utilização: Residencial
Wallbox
É um carregador projetado especificamente para uso residencial instalado na parede, normalmente utilizado durante a noite ou quando o proprietário estiver em casa. Trazendo mais conforto e praticidade, sem precisar de deslocamento até os locais de carregamento público.
Características do Modelo
Rede: 220V/380V – 16A a 32A
Carga: AC
Potência: 3,7kW, 7,4kW, 11kW22kVA
Plug: Tipo 1 ou Tipo 2
Utilização: Residencial.
Wallbox com Totem
Consiste no modelo Wallbox com sua montagem realizada em uma estrutura vertical ou em postes. Trata-se de uma solução conveniente para realizar o carregamento em locais públicos e comerciais.
Características do Modelo
Rede: 220V/380V – 16A~ 32A
Carga: AC
Potência: 3,7kW, 7,4kW, 11kW e 22kW
Plug: Tipo 1 ou Tipo 2
Utilização: Residencias, pprédios comerciais e estacionamentos.
Public Charger
Esse carregador, geralmente de carga rápida, é instalado em locais públicos, como ruas, estacionamento públicos, postos de gasolina e centros comerciais. Sendo acessíveis para os proprietários que precisam carregar seu veículo rapidamente, quando estão fora de casa. Podem estar equipados com opções de gerenciamento de pagamento por aplicativo, por exemplo.
Em sua maioria são carregadores de saída em corrente contínua (DC), que fornecem uma potência maior, permitindo um período de recarga, em média, entre 30 minutos e 1 hora e meia.
Características do Modelo
Rede: 220/380Vac
Carga: DC
Potência: 30kW, 50kW, 100kW e 150kW
Plug: Tipo 1 CCS, Tipo 2 CCS, CHAdeMO
Utilização: Rodovias, Postos de Combustivel, Estacionamentos publicos
Importância das Avaliações Periódicas
As estações de carregamento, tanto para uso público quanto para uso residencial, devem ser avaliadas periodicamente uma vez por ano pelo responsável da instalação. Para garantir o controle da segurança e eficácia do produto, devem ser avaliados os dispositivos de proteção no quadro de distribuição de energia (disjuntor, DR tipo A e DPS). Esses dispositivos garantem a segurança do usuário contra choques elétricos, além da proteger a infraestrutura elétrica e o carregador contra sobre correntes, surtos e problemas mais graves.
Carregadores para uma recarga elétrica segura e sustentável
Aqui na NexoMobi você encontra uma linha completa para recarga de veículos elétricos em edifícios, estabelecimentos comerciais e residências, seguindo as normas vigentes e os padrões de instalação. Além disso, em nosso sistema completo, oferecemos um sistema de gerenciamento inteligente com dashboard e app para realizar o rateio de energia, permitindo um controle eficiente e transparente dos custos de energia associados ao carregamento dos veículos elétricos.