História dos Veículos Elétricos
História e desenvolvimento dos Veículos Elétricos
Muitas pessoas não sabem, mas a tecnologia dos veículos híbridos e elétricos não é algo recente no mercado. Já existem a anos e foram grandes concorrentes dos automóveis a combustão no começo, porém por conta de desafios institucionais, mercadológicos e políticos, houveram dificuldades para os carros elétricos se consolidarem na indústria automobilística. Aqui vamos ver como ocorreu essa evolução e qual a perspectiva para os próximos anos.
Surgimento dos veículos elétricos
A criação do primeiro motor elétrico foi do engenheiro hungaro Ányos Jedlik, no ano de 1828, que mais tarde seria aplicado a um modelo de carro. Em 1834 foi a vez do ferreiro americano Thomas Davenport construir um dispositivo semelhante que funcionava em uma pista circular eletrificada.
A partir disso vários protótipos foram desenvolvidos, mas o maior avanço veio com a criação da bateria recarregável de chumbo-ácido feita em 1859 pelo cientista francês Gaston Planté. Com isso, em 1888, surgiu na Alemanha o que é considerado o primeiro carro elétrico, Flocken Elektrowagen, criado pelo inventor e empresário Andreas Flocken. Ele projetou uma charrete de quatro rodas, com um motor de 0,7 kW e uma bateria de 100 kg, e que podia chegar a 15 km/h.
O que fez os carros a combustão ganharem mais popularidade?
Em 1900 os carros elétricos estavam no seu auge, e por terem um preço mais elevado eram os preferidos da elite. Chegaram a representar 38% de todos os veículos nas ruas dos Estados Unidos, contra 22% dos movidos a gasolina. Alguns dos modelos mais vendidos na época foram: Porsche Egger-Lohner P1 e o Baker Electric.
Mas essa falta de acessibilidade foi justamente o que fez esses veículos perderem força no mercado. Enquanto um carro a combustão custava cerca de US$ 650, o elétrico chegava a custar US$ 1.750. Então juntando esse fator com a descoberta de reservas de petróleo e a criação do arranque automático para acionar o motor a combustão, os elétricos foram perdendo espaço.
Como os veículos elétricos ressurgiram?
O interesse pelos carros elétricos voltou após a Segunda Guerra Mundial, pela escassez de gasolina durante esse período, houve também avanços significativos na tecnologia de baterias e motores elétricos. Mas foi somente nas crises do petróleo entre os anos de 1973 e 1979 que o carro elétrico ganhou força novamente. Alguns fabricantes começaram a relançar modelos para o transporte pessoal, como o Enfield 8000 e o Citicar.
Já em 1997, a Toyota introduziu o seu automóvel híbrido no mundo com o pioneiro Prius. Com isso houve um grande crescimento de automóveis híbridos e, mais recentemente, de veículos puramente elétricos no mercado norte-americano. A Tesla Motors foi a primeira na produção de carros de luxo e depois fabricantes como Nissan, BMW e GM também construíram seus veículos elétricos puros. Todos os últimos lançamentos usam a tecnologia de baterias de íon-lítio que são mais eficazes.
Primeiro eletrificado no Brasil
O Gurgel Itaipu foi um veículo elétrico fabricado pela empresa brasileira Gurgel no ano de 1981. Com um design compacto tinha capacidade para dois passageiros, e poderia ser recarregado em tomadas elétricas convencionais. Seu motor elétrico tinha 13,6 cv, com quatro marchas, alcançando uma velocidade máxima de 80 km/h, e sua autonomia máxima era de 127 km em uso urbano. Apesar do Gurgel Itaipu ter sido um dos primeiros veículos elétricos produzidos em larga escala no Brasil suas especificações refletem as limitações tecnológicas da época, incluindo a capacidade limitada das baterias e a falta de infraestrutura de recarga, o que levou sua produção durar até 1994.
História e últimos lançamentos de veículos elétricos no Brasil e no mundo
A crescente preocupação com o clima, redução da emissão de CO2 em grandes centros, além de lançamentos de modelos de veículos elétricos relevantes pela Tesla e principais marcas europeias, criou um cenário ideal para o setor. Com isso, de 2010 à 2020 ocorreu um salto tecnológico nos veículos elétricos e seus componentes principais, como bateria e motor elétrico, o que permitiu a criação de diversos modelos de veículos.
No Brasil, os primeiros veículos elétricos disponíveis no mercado foram de marcas europeias, como o modelo BMW i3, com ótimo resultado de vendas. A partir disso outras empresas europeias trouxeram modelos maiores, principalmente híbridos plug-in, como a Volvo com o XC-60 e o XC-90. Já haviam modelos híbridos convencionais, sem a possibilidade de recarregar, no caso dos modelos da Lexus e da Toyota.
Na sequência, a JAC motors iniciou um processo no Brasil para oferecer veículos elétricos em diversas categorias, um hacth compacto, uma SUV e um Sedan. Porém, a desconfiança com a marca chinesa que já havia apresentado problemas de fornecimento com veículos a combustão, não animou tanto o mercado.
Mais ou menos na mesma época marcas mais tradicionais tiveram lançamentos relevantes. Como por exemplo, a Renault com o Zoe e a Chevrolet com o Bolt apresentando modelos para a cidade, porém com valores de venda incompatíveis com o produto, principalmente no caso do Renault Zoe.
A Renault, porém, apostou na eletrificação de veículos utilitários, como o Renault Kangoo elétrico e acertou precisamente, realizando grande volume de venda para frotas de empresas que realizam entregas urbanas.
Mais recentemente, a partir de 2022, marcas chinesas como a GWM e BYD fizeram seus lançamentos de veículos elétricos e híbridos plug-in no mercado nacional, trazendo veículos com ótima qualidade de acabamento, boa performance e preços competitivos. O BYD Dolphin reorganizou a tabela de preços de veículos de entrada da JAC, Cherry e Renault, com seu Kwid Elétrico, forçando a redução do preço ao consumidor. Além disso, tirou de vez do mercado veículos como o Renault Zoe e Chevrolet Bolt. O mais recente lançamento da BYD, o Dolphin Mini, forçou seus concorrente mais uma vez a reduzir seus preços, se tornando líder absoluto nas vendas de veículos elétricos nos primeiros 3 meses de 2024.
O que esperar dos veículos elétricos nos próximos anos
Pode-se esperar um crescimento contínuo no mercado de carros elétricos em todo o mundo. Com base nos dados dos últimos anos, a participação de carros elétricos no mercado aumentou em 65%, alcançando 4,16% em 2023, comparado a 2,51% em 2022. Para este ano, espera-se que as vendas de carros elétricos/híbridos cheguem a 225 mil veículos, um aumento de 148% em relação a 2022, quando foram vendidos aproximadamente 91 mil veículos. Com o incentivo dos governos, aprimoramento das baterias, redução nos preços e regulamentações de acordo com a transição energética, esse número tende a aumentar cada vez mais.
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Referência:
https://archive.curbed.com/2017/9/22/16346892/electric-car-history-fritchle
Comments
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