We help to find
What are you looking for?
Novidades

Olimpíadas: Destaque dos carros elétricos nos jogos olímpicos

Mariana Souza
agosto 5, 2024

Olimpíadas: Destaque dos carros elétricos nos jogos olímpicos

Foto Via: Divulgação BMW

Por mais que os carros nas olimpíadas desempenhem apenas um papel secundário como apoio para a equipe, a competição já utilizou carros elétricos a mais de 50 anos atrás, você sabia? Hoje vamos ver como os carros elétricos estiveram presentes nas competições olímpicas e como isso começou.

Primeiro carro elétrico da BMW

O ano de 1970 foi marcado por diversos acontecimentos históricos, entre eles a crise do petróleo. Com isso a BMW veio com uma ideia inédita para a época, produzir um carro elétrico. Então em 1972 foi lançado em comemoração aos jogos olímpicos de Munique, o BMW 1602.

O BMW 1602 Elektro-Antrieb teve apenas duas unidades produzidas, e serviu de apoio para os maratonistas e o comitê olímpico durante os jogos. Também trazia a conscientização ambiental por se tratar de um veículo sem emissão de poluentes.

Foto Via: Divulgação BMW

O veículo contava com os equipamentos mais avançados em tecnologia da época. Possuía 12 baterias de chumbo-ácido que pesavam 350 kg, que eram responsáveis por fornecer a energia para acionar o motor elétrico de 32 kW. Juntamente com os freios regenerativos que utilizavam a energia produzida na hora da frenagem.

Foto Via: Divulgação BMW

Apesar disso o veículo possuía uma autonomia reduzida, um dos motivos para não ter sido produzido em larga escala na época. Atualmente o veículo ainda se encontra em condições de uso e está em exposição na Alemanha, no BMW Museum, em Munique.

SEAT Toledo Electric em 1992

Para a edição dos jogos de 1992 em Barcelona na Espanha, a Seat que já possuía o modelo Toledo resolveu transformalo em uma versão elétrica. Então, em três meses os fabricantes espanhois mudaram o motor a combustão por elétricos.

O veículo tinha como papel principal acompanhar a chama olímpica em seu último trecho em direção à cerimônia de abertura. Dessa forma, o Seat Toledo elétrico foi projetado para a velocidade dos corredores da maratona, que era de menos de 30 km/h.

Foto Via: Divulgação

Das especificações técnicas, o Toledo Electric possuía 16 baterias de gel que aportavam um peso adicional de 500 kg à berlina. O motor elétrico de 22 cv (16 kW) demorava 28 segundos para acelerar dos 0 aos 70 km/h, para uma velocidade máxima de 100 km/h.

Foto Via: Divulgação Seat

Hoje em dia você pode encontrar o Seat Toledo Electric na nave A122, em Martorell, na Espanha, onde são expostos os automóveis da Seat e da Cupra.

Além desse modelo, também foi criado o Toledo Podium que não era elétrico porém também estava associado a olimpíadas de 1992. As 23 unidades especiais, do Toledo Podium, foram entregues aos 22 medalhistas olímpicos espanhois da edição de 92 do Jogos de Verão.

Elétricos nas olimpíadas de Paris 2024

A Toyota, que já foi patrocinadora de Tóquio em 2021, também está presente em Paris. Com isso, em parceria com o Comité Olímpico Internacional (COI) e do Comité Paralímpico Internacional (IPC), irá disponibilizar veículos exclusivos para a mobilidade de pessoas nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Paris 2024.

Os Accessible People Movers (APM) e puxadores elétricos de cadeiras de rodas (e-puller) irão transportar os atletas e as suas famílias, funcionários, voluntários e espectadores. Além disso, também será possível transportar pequenos produtos e dar assistência de emergência.

 

Foto Via: Divulgação Toyota

Também foi anunciado o Toyota Inclusive Mobility Park, que é o Parque de Mobilidade Inclusiva da Toyota localizado próximo à Torre Eiffel. E tem como objetivo apresentar as soluções desenvolvidas que também estarão em uso durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Paris 2024.

Foto Via: Divulgação Toyota

NexoMobi: soluções de eletromobilidade

Com um cenário de diversas inovações no meio de tecnologia elétrica, a NexoMobi não deixa de estar atenta às necessidades dos proprietários de veículos elétricos. Com isso, criou uma linha de produtos focados em disponibilizar soluções para os principais desafios na hora da recarga elétrica. Entre eles painel de gerenciamento para condomínios, carregadores e dispositivos de proteção.

Referências:

https://motorshow.com.br/primeiro-carro-eletrico-da-bmw-o-1602-completa-50-anos-conheca/

https://insideevs.com/photos/738042/seat-toledo-electric-1992/#5158348_seat-toledo-electric-1992

https://www.e-auto.pt/post/o-toledo-el%C3%A9trico-que-liderou-os-jogos-ol%C3%ADmpicos-de-1992

https://motor1.uol.com.br/news/728051/jogos-olimpicos-carros-usados/#:~:text=Carros%20el%C3%A9tricos%20l%C3%ADderes&text=O%20BMW%201602%20convertido%20serviu,uma%20maratona%2C%20mas%20nada%20mais.

https://media.toyota.co.uk/toyota-opens-inclusive-mobility-park-for-the-olympic-and-paralympic-games-paris-2024/#lg=1&slide=3

Leave a Comment

Pesquisar

Share:
Social