Transição para veículos elétricos em aplicativos de corrida
Veículos elétricos em aplicativos de corrida

Os veículos elétricos vêm ganhando cada vez mais força nos serviços de transporte por aplicativo, e com a demanda por soluções sustentáveis aumentando, a tendência é crescer as viagens mais limpas e eficientes. Hoje vamos conhecer como acontece essa integração de carros elétricos nos serviços de corrida, e como você também pode usufruir desse serviço com aplicativos que você já conhece.
Parcerias 99

A BYD possui uma parceria com o 99 para motoristas do aplicativo que queiram adquirir o BYD D1, BYD Dolphin Mini e o Nissan Leaf. Com isso a empresa segue a sua meta de ter 10 mil veículos eletrificados na sua frota até 2050. No começo do ano de 2024 já havia cerca de 2,5 mil veículos eletrificados e mais de 1 milhão de motoristas registrados na plataforma. Com os incentivos e descontos é esperado que cada vez mais motoristas optem por adquirir os veículos elétricos.
A 99 também começou a oferecer em setembro de 2024 um novo recurso que se chama 99electric-Pro, para os usuários que queiram optar pelas corridas com os veículos elétricos ou híbridos. Sendo a primeira categoria exclusiva para elétricos com destaque no BYD D1, o primeiro veículo elétrico feito exclusivamente para atender o mercado de aplicativos de corrida.
Além disso, visando aumentar o número de motos elétricas, atualmente com 2 mil delas em uso na plataforma, e com a meta de 10 mil até o final de 2025. A empresa também firmou uma parceria com o Ifood para alavancar essa aquisição, a ideia é que os veículos alugados venham também com a recarga já inclusa.
UBER e BYD

A montadora BYD também firmou parceria com a Uber em julho de 2024, para promover o uso de veículos elétricos na plataforma da Uber. Com isso a empresa oferece condições especiais e financiamento para os motoristas que queiram adquirir algum modelo da marca chinesa.
A meta é oferecer 100 mil carros elétricos para os motoristas, para levar cada vez mais essa tecnologia no dia a dia de quem utiliza Uber. Muitos passageiros acabam andando em um veículo elétrico pela primeira vez através desses aplicativos e popularizando cada vez mais o seu uso.
InDrive
Apesar de ainda não ter conseguido uma parceria com alguma montadora de eletrificados, a InDrive está implementando em algumas cidades um ícone de “veículo elétrico” em sua plataforma. Visando promover a mobilidade sustentável no país, a InDrive tende a seguir o exemplo de seus concorrentes Uber e 99.
A empresa registrou em 2023 cerca de 87.000 viagens com veículos eletrificados, com uma distância total de mais de 700.000 quilômetros. Com isso o Brasil se tornou o principal mercado para essa categoria de veículos da InDrive.
Táxi Elétrico
Os táxis elétricos também já são uma categoria que está começando a ganhar popularidade pelas ruas. Em Curitiba, foram inaugurados os primeiros táxis 100% elétricos no país, com as tarifas iguais às dos veículos convencionais.
No período de teste que os veículos vão estar pelas ruas da capital paranaense, serão isentos de pagar as recargas e o Estacionamento Regulamentado (EstaR). Esse projeto faz parte do projeto de eletrificação da frota de táxi em Curitiba, que tem como objetivo zerar as emissões de carbono da capital até 2050.
Iniciativa em outros países

A Cabify também é uma empresa de transporte de aplicativos, atualmente conta com suas operações na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Uruguai. Em 2022 firmou uma parceria com a Mobilize, para a implementação de 40 veículos Mobilize Limo nas ruas de Madri, com o objetivo de diminuir 320 toneladas de emissões de CO2 por ano. Essa iniciativa fez com que a empresa espalhasse essa modalidade para outros países em que ela opera.
A empresa também fez parceria com a Polestar para implementar 100 carros elétricos na sua frota de Barcelona e Madrid. Com a adoção dos carros Polestar 2, 82,5% da frota Cabify em Barcelona terá o rótulo Eco ou Zero. Se alinhando cada vez mais rumo ao objetivo da empresa de até 2025 (Espanha) e 2030 (América Latina), 100% das viagens dentro de sua plataforma serem feitas com veículos elétricos.
Conheça as iniciativas da NexoMobi
Com a mobilidade elétrica cada vez mais ganhando espaço, a NexoMobi enxergou uma oportunidade de contribuir com uma solução para facilitar a recarga de veículos elétricos e híbridos. Desenvolvemos um quadro de gerenciamento de recargas que permite a recarga dos carros elétricos em condomínios, apenas com a infraestrutura de elétrica já existente. O nosso sistema também realiza a medição individualizada do consumo de energia de cada usuário, com os dados disponíveis no aplicativo NexoApp e no NexoDashboard. Assim, o síndico pode gerar relatórios automaticamente, tornando a gestão mais eficiente. Conheça nossa linha completa de produtos e descubra como podemos facilitar o processo de recarga no seu condomínio!
Referências: